quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Iniciação e prática de giro dos dervixes Mevleves
com Maria Gabriele Wosien*

A prática do giro é uma forma de exercitar e manter a concentração em si mesmo, em busca do próprio eixo interno, que permita enfraquecer a ação persistente do ego. A dualidade tempo/espaço se dissolve para abrir espaço para uma dimensão mais sutil e profunda e, assim, criar um vazio interno dentro do qual é possível perceber a presença do “transcendente”. 
Mevleve deriva do nome de Mevlana, "nosso mestre", como era chamado Muhammad Jalal Al-Din "Rumi" (1207-1273), maior poeta místico sufi que, no período de sua vida, teve uma inspiração no qual visualizou “uma grande dança cósmica ao redor do centro” e começou a girar. Assim iniciou-se o Sema, a cerimônia na qual, por meio da dança de giro, celebra-se simbolicamente o caminho da elevação espiritual.
*Maria Gabriele Wosien é internacionalmente reconhecida como a maior pesquisadora e conhecedora de Danças Sagradas da atualidade. Em colaboração com o seu pai, o bailarino e coreógrafo Bernhard Wosien (1908-1986) ela desenvolveu o que veio a se chamar Sacred Dance
Desde 1965, leciona e pratica a dança de giro dos dervixes Mevlevi após Munir Çelebi Otzorun, último sheik da Tekke de Afyon, abrir para o ocidente os fundamentos do giro (1963). Desde então, Maria Gabriele é próxima a família Otzorun e do Sheik Resuhi Baykara, filho do último Sheik Abdulbaki, da Yenikapi Tekke, em Istanbul.
Saiba mais em  www.sacreddance-wosien.net
18, 19 e 20 de agosto de 2017 
Local
Retiro Rosa de Nazaré, Nazaré Paulista - São Paulo (
www.rosadenazare.org.br).
Contribuições:
a) Hospedagem e alimentação: R$ 600,00, em duas vezes, 50% na inscrição e 50% no evento.
b) Iniciação e prática: excepcionalmente neste caso, sugere-se o valor de R$150,00 como contribuição para as despesas de viagem da facilitadora.


Horários:

De sexta, às 11h a domingo, às 15h. 
Inscrições e informações:
E-mail: contato@rosadenazare.org.br
Telefones: (11) 991562310 [São Paulo] ou (11) 99724 9360 [Retiro]

Nenhum comentário:

Postar um comentário