domingo, 9 de abril de 2017

"A inspiração que você procura já está dentro de você.
Fique em silêncio e escute."
Rumi

Retiro de Iniciação e Prática
do Giro Sufi Mevleve


21 à 23 de Abril
(Feriado de Tiradentes)

A prática do giro é uma forma de exercitar e manter a concentração em si mesmo, em busca do próprio eixo interno, que permita enfraquecer a ação persistente do ego. A dualidade tempo/espaço se dissolve para abrir espaço para uma dimensão mais sutil e profunda e, assim, criar um vazio interno dentro do qual é possível perceber a presença do “transcendente”. 
O ritmo do retiro, o abraço da natureza e a sabedoria dessa antiga tradição sufi, nos convidam ao recolhimento e a um estado de consciência que permite nos aproximarmos do nosso centro mais essencial. 

(*) Mevleve deriva do nome de Mevlana, "nosso mestre", como era chamado Muhammad Jalal Al-Din "Rumi" (1207-1273), maior poeta místico sufi que, no período de sua vida, teve uma inspiração no qual visualizou “uma grande dança cósmica ao redor do centro” e começou a girar. Assim iniciou-se o Sema, a cerimônia na qual, por meio da dança de giro,  celebra-se simbolicamente o caminho da elevação espiritual.
Na fase de aprendizagem são ensinadas, de forma progressiva e harmoniosa, as técnicas básicas e os conteúdos do giro sufi, para depois, passo a passo, com a experiência contínua, ampliar o conhecimento e a percepção interna do centro.

Não é necessário ser iniciado na cultura sufi para praticar, mas sim ter uma normal condição física, disciplina, vontade e humildade em observar as regras e os passos que nos foram transmitidas e doados por esta tradição milenar mística.
Local
Retiro Rosa de Nazaré, em Nazaré Paulista (SP) www.rosadenazare.org.br

Horários
Do dia 21, às 9h ao dia 23, às 15h.
Contribuições
a) Hospedagem e alimentação completa:
R$ 540,00 - 50% na Inscrição e 50% no evento
b) Iniciação e prática, enquanto ensino de disciplina espiritual: sugere-se contribuição consciente, que é livre e voluntária.
Inscrições e Informações
contato@rosadenazare.org.br
11 9 91562310 (São Paulo) 
11 9 9724 9360 (Retiro)
Com Maria Rosa de Freitas
Psicóloga junguiana com abordagem corporal e astróloga com formações em danças sagradas. Iniciou-se na dança de giro Sufi com Maria Gabriele Wosien em 1998. Vai com frequência a Konya e Istanbul, onde entrou em contato com o Sidki Çelebi Otzorun, que pertencia a uma família da tradição Mevleve. Dele recebeu a benção para ensinar a dança de giro da tradição mevleve. Desde 2001 ministra cursos e seminários sobre o giro e danças sagradas. O Retiro Rosa de Nazaré foi criado também para difundir esta tradição.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário